estimular. brincar. inspirar.

Biblioteca das
Ciências

Defesas Maravilhosas
Sistema Imunitário
Micróbios Perigosos...
Na sua maioria, os micróbios são inofensivos, mas alguns causam doenças. Os mais mortíferos, como o vírus VIH, podem matar dezenas de milhões de pessoas. Eis mais alguns exemplos…
Algumas bactérias atacam células individuais no interior do corpo ou produzem produtos de excreção chamados toxinas. Podem provocar dores de garganta, intoxicação alimentar, meningite, pneumonia e uma doença fatal chamada cólera, que se dissemina através de alimentos e água.
Os protistas podem provocar doenças como disenteria amebiana, causada por protozoários que atacam o revestimento do intestino, e malária, na qual os protozoários injetados por picadas de mosquito invadem o fígado e os glóbulos vermelhos.
Contudo, em geral, a maioria das bactérias e dos protistas é inofensiva e até útil. Mas os vírus são sempre destrutivos, provocando doenças que vão desde gripes até à raiva. Os piores tipos de vírus matar milhões de pessoas (como foi o caso da Gripe Espanhola de 1918, que causou mais mortes do que a 1ª Guerra Mundial). Há tantas estirpes de cada vírus que é impossível ser resistente a todas elas.
Fontes: MASKELL; Hazel; O que é isto da biologia?; Texto Editores; Alfragide; 1ª Edição
... e como os destruímos!
Os seres humanos têm lutado contra os micróbios perigosos desde sempre, e somos muito bons nisso!
As nossas defesas incluem:
-
Pelos no nariz (bloqueiam os germes)
-
Pele Grossa (bloqueiam os germes)
-
Ácido estomacal (para matar os que vêm na comida)
-
Lágrimas (tiram-nos dos olhos)
Se todas estas defesas falharem, entram em ação os glóbulos brancos, caçadores de micróbios.
Existem dois tipos de glóbulos brancos:
-
Fagócitos: engolem os micróbios.
-
Linfócitos: criam estruturas, chamadas anticorpo, que vão inutilizar os micróbios.
Quando o teu corpo aprende a produzir um anticorpo para um determinado micróbio, nunca mais se esquece, por isso, se o mesmo micróbio atacar de novo, o teu corpo vai produzir muito depressa anticorpos para o destruir. Isto significa que não apanharias novamente a doença: ficaste imune a ela. O calor também pode ajudar a abrandar os micróbios invasores e também ajuda alguns glóbulos brancos a fazer o seu trabalho. É por isso que muitas vezes a temperatura do teu corpo sobe. Quando te dizem que tens febre é porque o teu corpo está a combater uma doença.
Mas, embora os nossos corpos sejam profissionais a lutar contra as doenças, por vezes, precisam de alguma ajuda do exterior. É aí que entram os médicos.

