estimular. brincar. inspirar.

Biblioteca das
Ciências

Forma e Movimento
Sistema Musculoesquelético

O que dá forma ao corpo humano é o sistema esquelético, ou esqueleto. Sem esta estrutura de ossos, desmanchar-te-ias. O teu esqueleto também protege os teus órgãos de estragos e ajuda-te a produzir movimento.
Corpo Cheio de Órgãos
A maioria dos seres humanos adultos tem 206 ossos no corpo – mais de metade apenas nas mãos, pulsos e pés. Cada mão e pulso tem 27 ossos e cada pé tem 26.
Músculos Poderosos
Alguns dos nossos músculos só se mexem quando queremos. Outros estão fora do nosso controlo, mas em geral não estão ligados aos ossos. Alguns trabalham a tempo inteiro, como o músculo do coração, que bate dezenas de vezes por minuto.
Para cima, para baixo e a toda a volta...
As articulações do joelho e do cotovelo são diferentes das dos ombros e das ancas, porquê?
As articulações do joelho e do cotovelo só deixam o braço e a perna baloiçar para trás e para a frente: por causa das diartroses.
Os ombros e as ancas têm articulações esféricas que deixam que rodes os braços e as pernas.
O crânio protege cérebro.
O braço tem 3 ossos.
A perna também
tem 3 ossos.
-
No ponto de encontro de dois ossos há uma articulação. As articulações contêm fluido e cartilagem elástica, que impede que os ossos se toquem. Faixas fortes chamadas ligamentos ligam os ossos.
As costelas protegem o coração, os pulmões e o fígado.
A coluna vertebral
é constituída
por pequenos
ossos
chamados
vértebras,
que têm no
seu interior
os nervos.
Úmero
Rádio e Cúbito
Tíbia e Perónio
Fémur
Então, como nos movimentamos?
O movimento parece tão simples que é fácil tomá-lo como certo. Porém, atrás de cada movimento está uma série complexa de ações que estão dependentes dos músculos do teu corpo.
Os músculos que usas para te movimentares são compostos por células longas e finas. Cordas fortes chamadas tendões ligam os músculos aos ossos de cada lado da articulação. Quando andas, as células musculares dicam mais curtas, ou contraem-se, amontoando-se para tornar o músculo mais curto e mais gordo. Isto junta os ossos.
As células só podem contrair-se – não podem esticar-se para ficarem novamente longas e finas. Assim, normalmente, os músculos trabalham aos pares, e apenas um se contrai de cada vez. Quando um músculo do par se contrai, o outro estica-se.
Um exemplo destes pares de músculos são os bíceps e tricípites que estão nos teus braços.
Fontes: MASKELL; Hazel; O que é isto da biologia?; Texto Editores; Alfragide; 1ª Edição
-
Mas como é que a decisão do movimento é tomada e transmitida aos músculos?
-
Graças ao nosso cérebro brilhante e aos nossos nervos trabalhadores...
-