estimular. brincar. inspirar.

Biblioteca das
Ciências

Respiração em Ação
Sistema Respiratório
A respiração – ou libertação de energia dos alimentos – é um dos sete processos vitais. Nos seres humanos, isto acontece quando a glicose dos alimentos reage com o oxigénio. À medida que a energia é libertada, a glicose e o oxigénio são transformados em água e dióxido de carbono (um gás). Isto pode ser escrito como uma equação de palavras, assim:Glicose + Oxigénio -> Água + Dióxido de Carbono + EnergiaEsta reação ocorre em todas as células vivas do teu corpo, à medida que cada uma delas liberta a sua própria energia.
Limpar os desperdícios
As células necessitam da energia da respiração, mas não necessitam do dióxido de carbono nem da maior parte da água. Estas sobras indesejadas, ou produtos de excreção, são levadas no sangue e usadas noutro lado ou libertadas do organismo.O teu corpo usa água como suor para te manter fresco, ou como lágrimas nos teus olhos. Livra-se da água em excesso como urina quando vais à casa de banho. Entretanto, todo o dióxido de carbono é levado para os teus pulmões e expirando.
Fazer barulho
Expirar não é apenas útil para te livrares do gás de desperdício. Também é assim que falas, cantas e gritas. O ar sobe pela tua traqueia passa por umas pregas chamadas cordas vocais, fazendo-as vibrar. Isto faz um ruído, que controlas relaxando ou contraindo as cordas vocais e mexendo a boca e os lábios.
Sentir a queimadura
Quando fazes exercício físico, precisas de mais oxigénio do que o normal para a respiração. Se não obtiveres oxigénio suficiente, forma-se um ácido que provoca uma sensação de ardor nos teus músculos.
Como é que obténs o ar que respiras?
O ar tem apenas cerca de um quinto de oxigénio; o resto é composto por outros gases, como o azoto. Mas o teu sistema respiratório consegue absorver o oxigénio e livrar-se dos outros gases (especialmente o dióxido de carbono).
Quando inspiras, o ar viaja por um tubo na parte de trás da tua garganta chamado traqueia. (A traqueia está separada do esófago e uma aba no cimo chamada epiglote impede a entrada da comida.)
Depois, o ar passa por tubos chamados brônquios até órgãos grandes e esponjosos chamados pulmões.
No interior dos pulmões, os brônquios dividem-se em bronquíolos, que se dividem em tubos cada vez mais pequenos, que terminam em milhões de sacos minúsculos e húmidos chamados alvéolos.
O oxigénio passa através das paredes finas dos alvéolos e entra na corrente sanguínea. Apenas cerca de um quarto do oxigénio é absorvido em cada respiração.
Fontes: MASKELL; Hazel; O que é isto da biologia?; Texto Editores; Alfragide; 1ª Edição
Então como é que o oxigénio chega a todo o nosso corpo?
Graças ao nosso rápido


Nariz: por onde entra e sai o ar.
Epiglote: impede a passagem da comida.
Traqueia: leva o ar até aos pulmões.
Pulmões: onde se dão as trocas gasosas.